Sasol, MIREME e BNI lançam linha de crédito de 5 Milhões de Dólares para estimular o uso do Gás Natural Veicular

Sasol, MIREME e BNI lançam linha de crédito de 5 Milhões de Dólares para estimular o uso do Gás Natural Veicular

A Sasol, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e Banco Nacional de Investimentos (BNI) assinaram esta sexta-feira, 6 de Maio, em Inhambane, o acordo de financiamento de projectos associados ao Gás Natural Veicular (GNV) em Moçambique.

 

 

A Linha de Crédito de GNV oferece condições especiais para os interessados em efectuar a conversão das suas viaturas para Gás Natural, bem como os Postos de Abastecimento de Combustível que se pretendam apetrechar os seus estabelecimentos. No âmbito deste projecto, também serão financiados projectos individuais e empresariais de Sistemas de Transporte de GNV, de Infra-estruturas e de Componentes de Conversão.

 

Os 5 Milhões de Dólares foram disponibilizados pela Sasol e o BNI será a entidade responsável pela gestão desta linha de financiamento. Este projecto tem como objectivo fomentar e apoiar o desenvolvimento do sector de Gás Natural Veicular em Moçambique, através do financiamento de iniciativas, em todo o país.

 

São elegíveis ao financiamento todos os agentes económicos (pessoas singulares, colectivas e PMEs) que sejam exploradores ou proprietários de Infra-estruturas, estabelecimentos, veículos e assessórios/componentes movidos a gás natural, de licenças de exploração ou qualquer outro projecto que careça de apoio financeiro e relacionados com a promoção do desenvolvimento e expansão do GNV em Moçambique.

 

Falando durante durante o evento de lançamento, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, refirmou a aposta do Governo de Moçambique em apoiar esta iniciativa por contribuir para o aumento da monetização do gás no país e confirma o compromisso de Moçambique no processo de transição energética.

 

Por seu turno, Ovídio Rodolfo, Director-Geral da Sasol Moçambique, refere que o Gás Natural é uma das riquezas dos Moçambicanos e o seu uso e substituição gradual contribuirá para a redução dos custos de transporte, por ser um combustível mais barato e mais amigo do ambiente. Por outro lado, a massificação do uso de GNV permite a melhoria da balança de pagamentos e a redução do nível de emissões de carbono.

 

Para o Presidente da Comissão Executiva do BNI, Tomás Matola, “através desta janela de financiamento, o Banco reafirma o seu posicionamento estratégico para implementação das iniciativas de desenvolvimento do país, apoiando o sector na elevação de capacidades internas para expansão da rede de distribuição de gás veicular no país”.

 

Numa altura em que o combustível tem sofrido flutuações, espera-se que a Linha de Financiamento aumente o número de viaturas movidas a gás natural, principalmente nas frotas de transporte públicos.

 

Sobre o BNI:

O BNI é um Banco de Desenvolvimento e de Investimento, detido em cem por cento pelo Estado Moçambicano, com uma forte componente de Desenvolvimento, através da implementação de projectos estruturantes do Governo e provendo fundos à economia através de linhas de financiamento a taxas competitivas com especial enfoque para os segmentos produtivos e intrer-sectoriais da economia Moçambicana.

 

Sobre a SASOL:

A Sasol é uma empresa internacional de energia e químicos que opera em 36 países. A multinacional de origem sul-africana desenvolve e comercializa tecnologias e, produz produtos como combustíveis líquidos, químicos e eletricidade. A empresa é especializada nos processos de fabrico de gás para líquidos (GTL) e carvão para líquidos (CTL). Em Moçambique, esta exporta gás dos campos de Pande e Temane, na província de Inhambane, através de uma pipeline que está ligada à África do Sul.

 

Para mais esclarecimentos:

Banco NacionaI de Investimentos S.A.
Av. Julius Nyerere nº 3504, Maputo
+258 84 339 9050
marketing@bni.co.mz

Ou para mais detalhes sobre o Fundo aceda o link: Fundo Sasol GNV