O BNI firma acordo estratégico com o Afreximbank
O Banco Nacional de Investimento (BNI) representado pelo Exmo. Senhor Administrador, Dr. Abdul Jivane, firmou hoje terça-feira (20 de Junho de 2023), um acordo estratégico com o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), representado pelo vice-Presidente Executivo, Dr. Denys Denys, visando o estabelecimento da linha de crédito denominada Afreximbank – SME Revolving Working Capital Facility.
O objectivo dessa parceria é impulsionar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) exportadoras que actuam nas cadeias de valor do agronegócio, indústria ligeira, processamento alimentar e logística. Por meio dessa linha de crédito, buscamos melhorar a rentabilidade das oportunidades de receita dos negócios de exportação das PMEs, bem como permitir-lhes obter o capital necessário para suas actividades e apoio à tesouraria.
Espera-se que essa iniciativa proporcione às empresas uma maior capacidade de expansão de suas operações e alcance de novos mercados, resultando em um aumento significativo das exportações. Além disso, contribuirá para a entrada de divisas no país, promovendo a melhoria da balança comercial e reduzindo a dependência das importações.
Essa parceria estratégica entre o Afreximbank e o BNI é um marco importante no apoio ao sector das PMEs exportadoras, reconhecendo o papel crucial que elas desempenham no desenvolvimento económico do país. Com acesso aos recursos financeiros proporcionados por essa linha de crédito, as PMEs terão a oportunidade de alavancar seus negócios, fortalecendo assim a economia local.
Através desse acordo, reafirmamos o nosso compromisso em impulsionar o crescimento sustentável das PMEs e promover a diversificação da economia nacional. Ao fornecer suporte financeiro direccionado às PMEs exportadoras, buscamos criar um ambiente propício para o aumento da produção, o desenvolvimento de novos produtos e a expansão para mercados internacionais.
A parceria entre o Afreximbank e o BNI é um exemplo de colaboração entre instituições financeiras em prol do fortalecimento do sector empresarial e do crescimento económico do país. Com a implementação desse acordo, esperamos que as PMEs exportadoras estejam mais bem posicionadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades globais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do país.