Mensagem do CEO
É com imensa honra e satisfação, que apresentamos o Relatório e Contas de 2023, do Banco Nacional de Investimento, BNI –SA, no qual demonstramos nosso compromisso incansável em promover o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique e criar valor de forma sustentável para o nosso accionista.
O ano 2023 foi marcado por mudanças na liderança do Banco, incluindo a transicção da presidência da Comissão Executiva e a minha nomeação como PCE. Gostaria de expressar a minha profunda gratidão a liderança anterior e trabalho excepcional que resultaram em crescimento significativo e sustentável do Banco. Na época como Administrador Executivo, tive o privilégio de contribuir para esse sucesso.
O ano 2023 foi desafiador devido às elevadas incertezas e riscos internos e externos que condicionaram o desempenho da economia moçambicana, em geral, e do sector bancário, em particular, o que requereu do nosso lado, uma actuação de prontidão e muito prudente no que diz respeito às decisões de alocação de capital em activos financeiros e à implementação de medidas reforçadas para melhorar a qualidade dos activos e da carteira de crédito. Paralelamente, exploramos outras oportunidades de negócios na área de assessoria, cujas receitas foram determinantes para compensar o crescimento pouco expressivo da margem financeira.
Neste contexto, a Administração do Banco reformulou a estratégia comercial priorizando a segmentação de clientes, o desenvolvimento e optimização da plataforma informática, adopção de novos serviços, por um lado, e, por outro, fortaleceu a base de parceiros que garantem o funding do Banco, tendo fechado com sucesso contratos de empréstimo para operações de trade finance e de investimento de médio e longo prazos. Estes alicerces foram fundamentais para o reforço da capacidade de intervenção no mercado e de alcance de um conjunto de conquistas e realizações que considero de extrema relevânciapara o BNI, enquanto Banco de desenvolvimento e de investimento.
Destaco, igualmente, a assessoria a uma empresa moçambicana do sector energético, na estruturação e mobilização de um parceiro técnico com mérito internacional para a implementação de um projecto de geração de energia solar fotovoltaica de 150 MW, que para além de trazer benefícios ambientais inegáveis, tem o potencial de fornecer eletricidade para mais de 150.000 famílias moçambicanas.
Do mesmo modo, fortalecemos os quadros conceptuais do risco corporativo e operacional, incluindo a revisão e elaboração de um conjunto de normativos, bem como desenvolvimento e implementação de novas ferramentas para o controlo e mitigação dos riscos.
Fico orgulhoso em dizer que, em 2023, o BNI foi reconhecido como um dos dez melhores empregadores de Moçambique na categoria de benefícios sociais, segundo a avaliação da consultoria Tempus Global Group. Esse feito reflecte o nosso compromisso contínuo com o bem-estar e desenvolvimento de nossos colaboradores.
Ainda em 2023, reafirmamos o nosso compromisso em promover e apoiar diversos projectos sociais, alinhados com a nossa política de responsabilidade social corporativa, procurando agregar valor às comunidades. Destacamos o apoio às famílias afectadas pelos desastres naturais e a oferta de estágios profissionais no âmbito das nossas parcerias com as instituições de ensino superior, reconhecendo a importância fundamental da educação para o desenvolvimento sustentável e prosperidade do nosso país.
O crescimento do balanço do Banco no mercado, a exploração e desenvolvimento de novos negócios na componente de assessoria financeira, para além do aprimoramento dos processos internos de gestão de riscos, foi fundamental para mantermos um nível de crescimento sustentável. Esses esforços, resultaram na maior solidez e liquidez com os rácios de solvabilidade e de liquidez a aumentarem de 17.57% e 95.39% em 2022, para 23.50% e 106.89% em 2023, respectivamente, mantendo-se ambos acima dos requisitos regulamentares. Do mesmo modo, os resultados líquidos aumentaram em 29.05%, totalizando MT 269.22 milhões, com impacto positivo em todos os indicadores de rentabilidade. Destacamos especialmente a rentabilidade dos capitais próprios e dos activos, que se situaram em 7.09% (2022: 5.78%) e 2.30% (2022: 2.02%), respectivamente.
Manter o ritmo de crescimento em 2024 representa um desafio real e para assegurar esse crescimento contínuo, direcionaremos o nosso foco no fortalecimento da estratégia comercial, com maior aposta para o segmento corporate e de médias empresas com elevado potencial de crescimento onde se pretende alavancar a indústria transformadora e agro-negócio, bem como oportunidades emergentes na área de infraestruturas, sobretudo, dos sectores energético e logístico. Esta estratégia será acompanhada da melhoria da eficiência operacional e financeira do Banco.
O sucesso contínuo do BNI é inteiramente atribuído aos seus valorosos colaboradores que se têm dedicado de forma abnegada e com alinhamento estrito com a visão, missão e valores do Banco para a prossecução da sua missão. Pelo que, expresso em nome do Conselho de Administração, o profundo agradecimento a todos eles. Para terminar, expresso o meu apreço e gratidão a todos os membros do Conselho de Administração, pelo apoio e colaboração prestados ao longo do ano de 2023, e não só. Os meus agradecimentos são extensivos ao Governo, pela confiança e apoio prestado, através do accionista, o IGEPE – Instituto de Gestão das Participações do Estado e do Ministério de Economia e Finanças.
Reconheço e agradeço a colaboração e contribuição de todos nossos clientes e parceiros de financiamento, que confiaram no nosso trabalho e nos deram uma oportunidade para contribuir para o desenvolvimento do país. Finalmente, agradeço a todos os stakeholders que directa ou indirectamente contribuíram para o desenvolvimento das actividades do BNI em 2023. Comprometemo-nos a fazer sempre o nosso melhor para maximizar cada vez mais o valor do Banco e a contribuir, efectivamente, para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos.
Abdul Bácito Daiaram Jivane
Presidente da Comissão Executiva